DataFolha reconhece que favoreceu Temer em pesquisas de opinião

michel-temer-1

O jornalista Glenn Greenwald revela, no site The Intercept, que a Folha cometeu fraude jornalística ao manipular a mais recente pesquisa Datafolha sobre o governo de Michel Temer.

Segundo o jornal, 50% dos brasileiros acham que é melhor para o país se Temer terminar o mandato; que apenas 4% disseram que não querem nem Dilma nem Temer; e que somente 3% querem novas eleições.

De acordo com Greenwald, não é verdade que metade dos ouvidos respondeu que seria melhor se Temer terminasse o mandato de Dilma: eles só disseram que seria a melhor opção se a outra fosse o retorno de Dilma.

“Além disso”, diz ele, “não confere que só 3% querem novas eleições, uma vez que não foram questionados sobre isso. Ao limitar falsamente a questão a apenas duas opções, a Folha garantiu que os resultados fossem totalmente distorcidos”.

O jornalista americano Alex Cuadros observou que as pesquisas anteriores sobre Dilma e Temer incluíam uma questão sobre um novo pleito. Greenwald lembra que se as outras alternativas estivessem incluídas, é quase uma certeza que o percentual dos que desejam Temer até 2018 cairia vertiginosamente.

“É uma manchete tanto sensacionalista quanto falsa”, escreve. A gerente do Datafolha Luciana Schong afirma que as perguntas foram determinadas pela Folha. Ela reconheceu que é enganoso afirmar que 3% dos brasileiros querem novas eleições já que os entrevistados não foram questionados sobre isso.

Schong também admitiu que declarar que 50% dos brasileiros querem Temer é uma imprecisão se não for esclarecido que a questão limitou as alternativas a apenas duas.

2 comentários sobre “DataFolha reconhece que favoreceu Temer em pesquisas de opinião

  1. Pingback: DataFolha reconhece que favoreceu Temer em pesquisas de opinião — Noticias da TV Brasileira, Site de TV | Alo Presidenta do Brasil

  2. PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER

    NOVAS ELEIÇÕES? PARA QUÊ? PARA APLICAREM OUTRO GOLPE?

    Diretor da Fiesp é pessoa física que mais deve à União: R$ 6,9 bilhões
    >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/07/19/diretor-da-fiesp-e-pessoa-fisica-que-mais-deve-a-uniao-r-69-bilhoes/

    “…CRETINOS, COVARDES E GOLPISTAS!! QUADRILHEIROS. A REDE GBOBO GBOEBBELS VAI F*DER COM A P*RRA DA SOCIEDADE TODA – OU, COMO DISSE JOSEPH PULITZER, “COM O TEMPO, UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMA”.

    É ASSIM. CANALHAS, CRETINOS, COVARDES E QUADRILHEIROS!
    O GOLPE TEM O OBJETIVO DE ENTREGAR NOSSO PETRÓLEO!

    TÁ NA CARA, OS CARAS QUEREM MESMO É SANGUE! INFELIZMENTE TEREMOS MESMO SANGUE EM ALGUM MOMENTO. …”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s