Ibope x GFK: Diferença nos números medidos da Globo chegam a 42%

– Desde a última sexta feira (1º), o instituto alemão, GFK, vem publicando alguns números de audiência, agora já de forma oficial, e sem maiores surpresas, os números do SBT, Record e RedeTV, verdadeiras financiadoras dos serviços, tem praticamente a mesma audiência apontada pelo Ibope. O atual instituto, que serve como referencia para o mercado publicitário, já foi alvo de diversos ataques, por parte das emissoras que assinaram com o instituto alemão, ultimamente, quem vinha batendo muito nessa tecla, de atacar o Ibope, era um dos executivos do SBT, Murilo Fraga, que volta e meia, pedia logo a chegada do novo instituto para tirar a prova dos “9”, com relação ao atual serviço, que a emissora usa todos os meses para dizer que é vice líder no PNT.

A maior surpresa por parte do GFK, vem dos números da Rede Globo, que são bem maiores do que é apontado pelo Ibope, coincidência ou não, a Rede Globo, foi a unica emissora que não assinou com o instituto alemão, isso vem gerando vários tipos de comentários nas redes sociais, principalmente entre aqueles que acreditam que a emissora carioca, não tenha toda essa audiência, como aponta o instituto alemão. Um exemplo disso, foi a noite desta segunda feira (4), a disparidade entre um instituto e outro, chegou a 42%, ou seja, uma divergência um tanto estranha, já que rotineiramente, usamos uma margem de 2% ou 3% em pesquisas. 

Vejamos, às 20h28, enquanto o Ibope, apontava a novela “Haja Coração”, com 29 pontos na Grande São Paulo, o GFK, apontava 35 pontos para a novela das sete, ou seja, uma diferença de 21%, ou para ser mais especifico, mais de 1,1 milhão de pessoas. A maior diferença entre os dois instituto, aconteceu às 22h45, no horário da novela, “Liberdade, Liberdade”, enquanto o Ibope apontava 19 pontos para a novela, o GFK dava 27 pontos. Às 23h, no horário da “Tela Quente’, segundo o Ibope, a Rede Globo tinha 18 pontos, ante 23 apontados pelo GFK. 

Além dessa enorme vantagem mostrada pelo GFK, com relação a Rede Globo, o instituto alemão, ainda mostra o SBT, com mais audiência, com relação aos números mostrados pelo Ibope, a Rede Record, aparece com menos audiência no alemão, Band e RedeTV, ficam praticamente na mesma em ambos institutos.

Com essa diferença enorme diferença, entre um instituto e outro, fica mais que provado, que 1.000 pessoas, não podem definir o que uma cidade com mais de 11 milhões de habitantes, está assistindo. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s