Silvio Santos assume a superioridade da Record e a vê como segunda maior emissora

SILVIO E EDIR 441788101Silvio_Santos_Edir_Macedo

Bem, como base nos livros “O Marechal da Vitória”, de Tom Castro, Ed. Girafa e em “O Bispo – A história revelada de Edir Macedo, de Douglas Tavolaro, Ed. Larousse do Brasil iremos desvendar mistérios e detalhes sobre a venda da Emissora Record, atualmente a segunda maior do país.

O ano de 1989 foi o início da trajetória que iria concretizar o maior negócio no setor de telecomunicações do país até então.

Na época, a Record pertencia ao apresentador Silvio Santos e a família Machado de Carvalho. O Homem do Baú tinha adquirido 50% da emissora na surdina, da mesma forma como Edir Macedo iria adquirir o controle total alguns anos depois.

Mas para entender o enredo convidamos ao leitor a fazer uma viagem para 1966, quando a Rede Globo adquiriu a TV Paulista, onde trabalhava o apresentador Silvio Santos, líder de audiência da emissora.

Silvio pagava pelo horário e rendia muita audiência, mas incomodava os diretores Boni e Walter Clark, pois o apresentador como microfone dourado pendurado na gravata não se encaixava com padrão de qualidade adotado pela empresa.

Quando soube que João Batista Pipa Amaral colocou à venda as ações da TV Record (São Paulo), Silvio percebeu que era a oportunidade de fugir do desprezo dos diretores da Rede Globo e de possuir 50% de sua própria emissora de TV, mas teria que ser em total sigilo, pois caso o negócio não desse certo poderia ficar banido da TV Paulista.

Antes de iniciar a transação, Silvio pediu para Demerval Gonçalves, direto administrativo do grupo Silvio Santos a fazer uma auditoria nas contas da Record.

Demerval conferiu a contabilidade e desaconselhou o apresentador a efetuar a compra, pois as dívidas estavam altas além da parte técnica precisar ser totalmente reestruturada.

Silvio sempre audacioso arriscou:

Vou jogar uma ficha no cassino, Demerval. Por mim, o negócio está fechado.

Quando já estava quase tudo pronto, eis que o Grupo Gerdau, uma das maiores empresas do segmento siderúrgico, resolveu cobrir a oferta de Silvio, além de propor o pagamento à vista.

Então, Silvio Santos renova com a TV Globo até 1976, mas dessa vez Roberto Marinho o fez assinar uma cláusula no contrato que impedia o apresentador de se tornar sócio de qualquer emissora de TV e rádio do país.

Silvio assinou o contrato, pois achava que não iria surgir tão cedo uma nova oportunidade de adquirir outra emissora.

No entanto, o Grupo Gerdau tinha comprado 50% da Record na esperança de fazer uma parceria com o Jornal do Brasil, algo que não se concretizou.

Em 1972, a siderúrgica resolve vender suas ações da emissora, e Silvio Santos utiliza um testa-de-ferro, o fazendeiro Joaquim Cintra Gordinho, para comprar enfim a metade da Record.

Em seguida, Paulo Machado, o outro dono da emissora, oferece ao apresentador a metade se sua parte na empresa, mas Silvio rejeita, pois não queria assumir o restante da emissora, já que as dívidas eram muitas.

Caso Silvio comprasse a metade de Paulo teria 75% das ações, mas esperto sabia que galinha de casa não se corre atrás. Mesmo assim, concorda em emprestar dinheiro para seu sócio, que nem tinha ideia dos planos secretos do apresentador.

Já prestes a terminar o contrato com a Rede Globo, Silvio entra numa licitação do governo, da qual iria ganhar a concessão da TV Studios (Rio de Janeiro), atual SBT Rio.

Em 1976, com já inaugurada a TV Studios, o Homem do Baú resolveu assumir publicamente que detém 50% da TV Record São Paulo. Paulo Machado, detentor da outra metade, e ainda devendo empréstimo ao apresentador fica indignado, pois considerou que Silvio deu um golpe na família Machado.

Mas como diz o ditado “Quem como ferro fere, como ferro será ferido”, Silvio Santos iria receber o mesmo golpe quando sem querer vendeu a emissora para o Bispo Edir Macedo. E hoje ele assume em varios de seus programas a dor de cotovelo que e a Record na sua frente, a vendeu para ela se tornar o segundo maior canal do Brasil, em tamanho, faturamento e audiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s