Janaína a advogada pró-impeachment mente sobre bloqueio em programas estudantis.

janaina-paschoal-600x393

A reunião da Comissão Especial do Impeachment para as oitivas dos autores do pedido de abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff acabou há pouco com o depoimento da advogada Janaína Paschoal. Ela rebateu o argumento usado por Dilma nos últimos dias que o processo é um golpe.

Segundo Janaína, que assina o pedido de abertura do processo com os juristas Miguel Reale Jr. e Hélio Bicudo, a denúncia está bem caracterizada quanto ao suposto crime de responsabilidade cometido por Dilma e negou se tratar de uma tentativa de golpe.

“Tenho visto cartazes com os dizeres de que impeachment sem crime é golpe. Essa frase é verdadeira. Acontece que estamos diante de um quadro em que sobram crimes de responsabilidade. Para mim, vítima de golpe somos nós”, disse Janaína.

Em meio a resenhas, a advogada disse que famílias andam recebendo “cartinhas”, de cancelamento de programas estudantis, impedindo de pessoas terminem seus estudos, se referindo ao SISU, Bolsistas e até o PRONATEC. O programa referido tem os seus problemas, mas esta longe de deixar algum estudante na mão, e principalmente esta distante, e relatos de fracasso acabam o desespero para refutar a defesa de Dilma. No discurso de Janaína Paschoal, brasileiros estão foram enganados por programas do tipo.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma online desenvolvida em 2009 pelo Ministério da Educação brasileiro utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscreverem nas instituições de ensino superior que aderiram totalmente ou parcialmente, com uma certa porcentagem de suas vagas, à nota do Enem como forma de ingresso, em substituição ao vestibular.

O sistema tem por base o projeto da plataforma Programa Universidade para Todos, e sua dinâmica é por turnos. Durante o dia, fica aberto a seleção e modificação por parte dos estudantes e na madrugada (23h59 às 06h00) é fechado a edições. Neste momento o sistema gera o ranking classificatório. No próximo dia, o sistema é reaberto para os estudantes verificarem sua classificação no curso escolhido ou alterarem o curso/universidade.

A edição SISU de 2011 foi oferecida 83 125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior. A oferta representou um aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010, quando 47 mil vagas foram disponibilizadas pelo sistema. Na edição de 2012 foram oferecidas 108 552 vagas oferecidas por 92 instituições. Já em 2013 foram oferecidas 129 319 vagas em 101 instituições públicas de ensino superior. O número de vagas cresceu 18% em relação ao ano anterior. Em 2016, foram abertas cerca de 230 mil vagas em 131 instituições públicas.

A mídia sempre vigiou as ações do governo, e poucas falhas tão graves aconteceram e nunca conseguiram derrubar, embora tenham tentando até hoje. Até programas consagrados no mundo, foram usados como arma, na sessão da comissão de impeachment.

.

Gustavo Vidal – Blog TV Tudo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s