Hoje no Globo Repórter 05/04/2013: Comemoração dos 40 anos em abril

ENTRETENIMENTO – Globo Repórter comemora 40 anos em abril com reportagens especiais Na primeira sexta-feira do mês, o programa mostra a aventura de Glória Maria no Vietnã, que hoje tem uma das economias de crescimento mais rápido da Ásia e quer se tornar uma nação desenvolvida em 2020. Em abril, o ‘Globo Repórter’ completa 40 anos. Para comemorar a data o programa preparou quatro edições especiais que serão exibidas durante todo o mês de aniversário.

No dia 3 de abril de 1973 estreava o “Globo Repórter”, programa que ainda permanece no ar e que completou na última quarta-feira 40 anos de existência. O jornalístico foi criado com o objetivo de apresentar matérias mais detalhadas e que não poderiam ser exibidas nos tradicionais telejornais devido ao tempo. Apresentado pelo competente Sérgio Chapelin, a atração ainda tem fôlego para mais 40 anos e merece aplausos por conseguir se manter por tanto tempo no ar. Entretanto, nos últimos anos, tem ficado claro que há a necessidade de uma volta às origens.

O jornalístico coleciona inúmeros prêmios e muitos deles em virtude de matérias investigativas e de utilidade pública. Como por exemplo o “Prêmio Líbero Badaró” pela reportagem sobre roubo de automóveis; o “Prêmio Caixa Econômica Federal de Jornalismo Social pela matéria de desaparecidos políticos e também extermínio de menores; “Prêmio Criança e Paz” a respeito da matéria sobre trabalho infantil, enfim, são muitas premiações. E é justamente nesse ponto que o programa tem falhado.

Nos últimos anos, o “Globo Repórter” tem se acomodado e acabou se transformando em uma atração com temáticas previsíveis. Meio ambiente, viagens e saúde são temas que viraram única a preocupação do programa. Nada contra essas
abordagens, muito pelo contrário, as matérias continuam sendo de uma qualidade ímpar e merecedoras de todos os elogios. Porém, outros temas não podem ser deixados de lado. Principalmente as denúncias.

A população e o próprio país necessitam que um programa de nível como esse aborde questões que afetam diretamente a nossa sociedade. Violência, saúde pública, descaso do governo, enfim, todos os problemas do Brasil precisam ser mostrados novamente no jornalístico. O escândalo da CBF e o descaso no atendimento nos hospitais públicos, por exemplo, são matérias que marcaram a história da atração e até hoje são lembradas.

Houve uma espécie de ‘transferência de responsabilidades’ desde que o “Profissão Repórter” entrou na grade da Globo. Esse excelente jornalístico, mas com uma duração bem menor, tem exercido a função que antes era do “Globo Repórter”. Agora é Caco Barcellos que fica encarregado de exibir diversas denúncias junto de sua equipe de jovens repórteres. O Blog TV Tudo informa que E coincidentemente era o próprio Caco o responsável por várias matérias investigativas na época em que ele trabalhava na atração comandada pelo Sérgio Chapelin.

Não há necessidade alguma do programa, que vai ao ar toda sexta-feira às 22h30, abandonar as temáticas que estão sendo abordadas com frequência para se fixar exclusivamente no jornalismo investigativo. Caso contrário estariam consertando um equívoco praticando outro. A pluralidade de matérias, sim, faria um bem ao programa.

O “Globo Repórter” merece muitas homenagens e comemorações pelos 40 anos que está no ar. Um programa que transborda qualidade do início ao fim sempre será merecedor de elogios, entretanto, está mais do que na hora do jornalístico sair da zona de conforto e voltar à época em que se arriscava com uma grande variedade de temas, mesclando saúde e natureza com denúncias e matérias investigativas. Resta torcer para que a equipe reflita sobre a vitoriosa trajetória da atração e perceba o quanto que o comodismo está afetando o atual momento do seu jornalismo.

O Globo Repórter espera você na sexta-feira (05). Depois de “Salve Jorge”.

Blog Zamenza

CURTA A NOSSA PAGINA NO FACEBOOK

Curto

Sobre Gustavo Vidal

Sim Um Blog de TV

Publicado em 6 de abril de 2013, em Globo e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 27.866 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: